25 novembro 2008

Como manter o gás dos refrigerantes?

[Coca+Cola+4.jpg]

Essa dica pode ser meio sem importância mas quem nunca estava morrendo de sede e foi pegar sua Coca-Cola na geladeira e ela estava choca?

Abaixo vão estar 7 importantes dicas de como é possível manter o gás dos refrigerantes em garrafas Pet por muito mais tempo depois de aberto. Todas essas dicas foram testadas com Coca-Cola, Guaraná Antartica, Pepsi, Sprite, Fanta etc. Não foi testado com refrigerantes Light/Diet (mas talvez dê certo também).

1ª Dica: Ao abrir o refrigerante, amasse a garrafa até o líquido ficar próximo à tampa (4 dedos, mais ou menos). Isso faz com que o gás tenha para onde se expandir e quando você abri-lo ele não ser expulso da garrafa. Outro fator de explicação é que diminuindo a área “vazia” e o gás não tem pra onde "fugir" e permanece no líquido.

E se tiver pouco refrigerante na garrafa?

Não importa a quantidade de refrigerante e sim o espaço que o gás terá para se expandir, pois quando você deixa o refrigerante fechado normalmente sem amassá-lo, esse espaço é preenchido pelo oxigênio, então o gás do refrigerante que está presente no líquido não tem pra onde expandir e sai do refrigerante!

2ª Dica: Passe o refrigerante cuidadosamente para um recipiente menor (passe da embalagem de 2 litros para uma de 600ml, por exemplo), claro que nesse caso o outro recipiente tem que ter também uma tampa que impeça a saída dos gases. A explicação nesse caso é mesma do caso anterior, ou seja, diminuindo a área preenchida apenas pelos gases, o CO2 (gás do refrigerante) tem uma área menos de expansão, não tendo pra onde fugir permanece no líquido.

3ª Dica: Mantenha o refrigerante em temperaturas baixas (geladeira, freezer, cooler), pois a solubilidade dos gases aumenta com a diminuição da temperatura. O refrigerante chega a dissolver cerca de duas vezes mais dióxido de carbono na temperatura da geladeira do que na ambiente.

4ª Dica: Nunca balance ou agite o refrigerante, isso faz com que as moléculas do CO2 se agitem e quando você abrir a garrafa elas saiam com violência da garrafa, deixando seu refrigerante sem gás quase que estantaneamente.

5ª Dica: Nunca abra o refrigerante quando ele estiver quente, pois as moléculas do CO2 ficam mais agitadas e saem com maior facilidade. É por isso que quando você o abre sai aquela quantidade enorme de refrigerante impulsionada pelo gás.

6ª Dica: Não deixe o refrigerante muito tempo destampado, pois assim você deixa a porta aberta para o gás fugir. Caso tenha perdido a tampa, apenas não agite ou chacoalhe o recipiente, isso faz com que o gás permaneça no líquido por mais tempo!

7ª Dica: Por ultimo e mais óbvio, olhar a validade do refrigerante, pois um refrigerante velho tem muitas chances de estar choca!

Ratings by outbrain