08 fevereiro 2009

Apple iPhone vs Samsung Omnia

A Apple tem uma grande facilidade em atrair a atenção da mídia. Uma simples apresentação de Steve Jobs feita durante o MacWorld 2007 foi suficiente para que o iPhone ganhasse a atenção do mundo, sendo comentado em inúmeros sites e blogs técnicos, além de ser capa em diversas revistas da grande imprensa.

Para não ficar para trás, a Samsung lançou recentemente o Omnia, para disputar diretamente com o iPhone. Apesar do funcionamento do aparelho ser um pouco lento, o Omnia tem algumas características a mais que o iPhone, como câmera de 5 Megapixels, 4xzoom, foco automático, Flash LED, vários modos, efeitos e definições de qualidade da fotografia. O iPhone 3G, por comparação, ainda está preso à uma câmera com 2 Megapixels e sem qualquer funcionalidade.

Muito falam que o iPhone é insuperável, mas só resta a você escolher o modelo.

apple-3g-iphone

iPhone

Primeira impressão

A primeira coisa que chama a atenção no projeto é que ele não possui teclado ou dial-pad. Ao invés disso, um teclado ou dial-pad virtual é mostrado de acordo com a situação.

A maioria dos usuários de PDAs acaba usando pouco a Stylus (aquela canetinha), preferindo usar os dedos. Retirar e depois guardar a Stylus é realmente uma perda de tempo, de forma que ela acaba sendo usada apenas para tarefas que exigem mais precisão como digitar um texto, mas mesmo assim, a Stylus deveria vir junto com o aparelho.

Tela

Percebendo isso, a Apple desenvolveu uma interface para o iPhone que é otimizada para ser usada diretamente com os dedos. Isso foi possível em grande parte devido à boa resolução da tela, com seus 320x480 e o uso de fontes grandes.

Parte das funções são acionadas por gestos, um conceito antigo, mas que ainda não havia sido implementado em PDAs. Por exemplo, ao rolar uma página web, ou alternar entre títulos na lista de músicas, o scroll é feito de acordo com a velocidade em que você arrasta o dedo. Se arrastar muito rápido, você pode ir direto ao final da página.

index_html_m37a23dd7

No aplicativo de imagem, um gesto de pinça, abrindo o polegar e o indicador sobre a tela faz com que a imagem seja ampliada. Fazendo o movimento inverso ela é reduzida.

O iPhone possui também um sensor de movimento, que é bem aproveitado pelo software. O simples gesto de levar o telefone à orelha, faz com que a ligação seja atendida e girá-lo faz com que um vídeo, foto ou página web passe a ser mostrado em modo Wide-Screen.

Quem sabe esta idéia de controle de funções na interface através de gestos passe no futuro a ser usada também em PCs - Uma webcam ou outro dispositivo similar poderia mapear movimentos das mãos feitos na frente do monitor, permitindo que algumas tarefas, como minimizar e maximizar janelas, rolar páginas e alternar entre programas sejam feitas diretamente com gestos, sem precisar do mouse ou teclado, no melhor estilo Minority Report.

Internet

A questão da navegação web também foi atacada de uma forma peculiar. Ao invés de otimizar as páginas para as dimensões da tela, simplificando o layout, como fazem navegadores mobile como o Opera Mini, o iPhone simplesmente renderiza os sites no formato real, reduzindo o tamanho das fontes e imagens de forma que eles se ajustem na tela. Dando dois toques sobre a tela, a página é ampliada, permitindo que você consiga ler.

index_html_353765a

Recursos

Outro recurso bastante divulgado é o acesso a mapas, utilizando o Google Maps. Aqui devo discordar da originalidade do recurso, pois o Google Maps pode ser usado em praticamente qualquer smartphone. Ele já possui até mesmo uma versão para Palms.

index_html_790bd5a9

O acesso ao Google Maps no iPhone é provido por um applet, uma espécie de página web glorificada, exibida através do navegador. Existem outros widgets para acompanhar cotações das ações, ver a previsão do tempo, etc. sempre exibindo informações retiradas de determinadas páginas web. O maior problema é que o Google Maps consome muita banda, principalmente ao visualizar imagens de satélite, por isso acaba sendo interessante apenas para quem possui um plano de dados ilimitado. Outra questão é que os mapas estão disponíveis apenas para os EUA e alguns países da Europa. Para o Brasil, temos apenas as imagens do satélite.

Transmição de Dados

Além da transmissão de dados através da rede celular, o iPhone também pode se conectar a redes Wi-Fi, fazendo o chaveamento de forma automática quando uma rede wireless está disponível. Ao acessar através da rede celular, é utilizado o Edge, que permite taxas em torno de 230 kbits reais, com fallback para o GPRS (cerca de 70 kbits) nas áreas mais remotas.

Multimídia

Também é possível usar periféricos Bluetooth e fazer a comunicação com o PC de forma normal. Possivelmente a Apple incluirá a opção de transferir as músicas e outros arquivos diretamente usando a interface Wireless, deixando o sincronismo via USB como opção de emergência.

O iPhone também oferece acesso a e-mails, agenda, visualizador de fotos (ele inclui uma câmera de 2 megapixels), vídeos, etc, além de ser ao mesmo tempo um iPod, com acesso ao iTunes e tudo mais.

Na verdade, todos estes recursos estão disponíveis a muito tempo em outros Smartphones. Consigo navegar, ler os e-mails, usar o MSN/ICQ, usar o Google Maps, ouvir meus MP3 e assistir filmes e seriados (armazenados num cartão SD de 2 GB), administrar servidores Linux via SSH, ler e-books e até jogar joguinhos de Nintendo no meu Treo 650, que é um aparelho lançado a mais de 2 anos.

Nem tudo é novo...

Desconsiderando a interface e o "fun factor", nenhum dos recursos oferecidos pelo iPhone são realmente novos. O que fizeram foi criar um formato mais atrativo para o conceito de Smartphone e levá-lo ao grande público. Graças a ele, a palavra "convergência" está novamente em moda, com o grande público percebendo que carregar um único aparelho, que acumule as funções de PDA, telefone, câmera, MP3 player, etc é mais interessante do que andar por aí fantasiado de Batman, com o cinto cheio de bugigangas.

Especificações
  • Tamanho da tela: 8.9cm (3.5 in);
  • Resolução da tela: 320×480 pixels em 163 ppi;
  • Método de entrada: Tela Multi-touch sensível ao toque (O botão “home” é o único botão frontal físico.);
  • Sistema Operacional: Mac OS X;
  • Armazenamento: 8 GB (Preto) e 16GB (Preto e Branco), memória flash interna;
  • Tamanho: 115,5×62,1×12.3 mm (4.5×2.4×0.48 in);
  • Peso: 133 g (4.7 oz);
  • GSM/EDGE (GSM 850, GSM 900, GSM 1800, GSM 1900;
  • 3G UMTS/HSDPA (850, 1900, 2100Mhz);
  • Wi-Fi (802.11b/802.11g), GPS, e Bluetooth 2.0 com EDR;
  • Câmera de 2.0 Megapixel;
  • Bateria interna não-removível e recarregável, Com autonomia aproximada de 5 horas de conversação na rede 3G, 10 horas de conversação na rede 2G (GSM), 5 horas de uso de internet na rede 3G, 6 horas de uso de internet na rede Wi-Fi, 7 horas de reprodução de vídeo e mais de 24 horas de reprodução de música, além de aproximadamente 300 horas em Standby;
  • Acelerometro, Sensor de aproximação e Sensor da luz do ambiente.

samsung-i900-omnia


Omnia

Primeira impressão

À primeira impressão, o Omnia, assim como o iPhone, tem a tela 100% Touch-Screen, ou seja, sensível ao toque. Ele possue dois botões, que observando a imagem, parecem ser para ligar e desligar chamadas. E pelo o que eu sei, esse "quadradinho" no meio dos dois botões, mouse ótico, ou seja, um trackpad ótico, mas não sei sua função.

Telaomnia back

O Omnia tem uma linda tela WideQVGA, que para nós, mortais quer dizer que são 240×400 pixels. Mas comparando com o iPhone, que tem 320×480, ela é realmente pequena.

Câmera

Não é difícil comparar a câmara do iPhone como a do Omnia, pois ele tem 5 Megapixels , Câmera Digital 4x zoom, Foco Automático, Flash LED com vários modos, efeitos e definições de qualidade de fotografia.

Multimídia

O Omnia pode reproduzir música mais formatos, incluindo MP3, AAC, WMA e MIDI, pode reproduzir MPEG4, WMV, DivX, formato e outros vídeos, e gravar vídeo no formato MPEG4.

O Samsung Omnia se orgulha da "Tecnologia 3D de som", qualquer que seja.

Navegação

http://www.displayblog.com/wp-content/uploads/2008/06/samsung_omnia.jpg
O Omnia funcionalidades A-GPS, que podem ser usados para navegação.
Como o software atual, o Omnia pode ser mais útil com um dedicado sistema Sat-nav.

Sistema Operacional

O Samsung Omnia usa Windows Mobile Professional 6.1.

Armazenamento
Omnia e vem com 8GB de memória do usuário, mas tem a vantagem de expansão microSD.

Aplicações

O Omnia terá acesso a aplicativos de terceiros desenvolvidos para o sistema operativo Windows Mobile, geralmente sem qualquer restrição.

Especificações
  • Sistema operacional: Windows Mobile 6.1 Professional;
  • 112x56x12,5 mm de tamanho;
  • Câmera de 5 Mega Pixels e foco automático e Power LED;
  • Visor de 3,2" TFT WQVGA (240x400);
  • Full Touch com tecnologia TOUCHWINZ;
  • Bluetooth 2.0, USB 2.0, Wi-Fi;
  • GPS Embarcado;
  • Rádio FM com RDS;
  • Reproduz músicas em MP3, AAC, AAC+,WMA, OGG, AMR;
  • Reproduz vídeos em Divx, Xvid, MP4, WMV, H.263, H.264;
  • Memória de 8GB + microSD (até 16GB);
  • Bateria de 1440mAh.
http://www.iphonic.tv/rivals_samsung_omnia_iphone_3g-thumb-430x405.jpg

Conclusão


O iPhone é mais rápido e maior que o aparelho da Samsung, mas o Omnia tem mais recursos, mais formato de reprodução de mídia, espaço para cartão de memória entre tantos outros. Sinceramente, acho que deveria existir um "mix" dos dois aparelhos, assim teríamos um modelo bonito e com ótimas funcionalidade ;) .

Photobucket

Ratings by outbrain