20 novembro 2008

Dicas (Úteis) para Windows XP

Muitas das dicas desta página necessitam da execução do Editor de Registro do Windows (regedit.exe). Para isso, vá em Iniciar > Executar e digite redigit. Vale dizer que é necessário perícia para mexer no Registro do Windows, para que não ocorra danos ao sistema. Se aparecer uma mensagem de erro do "REDIGIT", não se preocupe, você encontra a solução >aqui<. Os procedimentos citados abaixo foram testados em váios complutadores, mas não garanto que esses procedimentos vão funcionar em sua máquina, assim como não nos responsabilizamos por qualquer dano que surgir em decorrência da execução de qualquer dica.

1. Entrando diretamente no Windows:

Caso somente você esteja usando o computador e, por isso, o login não é necessário, você pode desabilitá-lo. Para isso, vá em Iniciar > Executar, digite control userpasswords2 e clique em OK. Na guia Usuários, desative o item Os usuários devem entrar com um nome e senha para usar este computador e clique em Aplicar. Quando o sistema pedir um nome de usuário e uma senha, informe o usuário padrão e digite uma senha (não deixe este campo em branco!). Após isso, pressione OK, vá em Iniciar > (Configurações) > Painel de Controle > Contas de Usuário, clique em Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff e desative os itens Use a tela de boas-vindas e Use a Troca Rápida de Usuário. Com isso, o Windows carregará mais rápido e não será necessário passar pela tela de login.

2. Desinstalando o Windows Messenger (e outros programas):

Alguns programas que acompanham o Windows XP não possuem nenhuma forma acessível de remoção, mas isso é possível. Um desses softwares é o Windows Messenger. Para desinstalá-lo, abra o Bloco de Notas (Notepad) e por ele acesse o arquivo sysoc.inf (você também pode acessar esse arquivo digitando C:\windows\inf\sysoc.inf em Executar), presente em C:\Windows\inf. Na seção Components, remova somente a palavra hide do componente que você deseja desinstalar. Em nosso exemplo, a remoção é do software Windows Messenger e sua linha no arquivo sycoc.inf - msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,hide,7 - ficará assim: msmsgs=msgrocm.dll,OcEntry,msmsgs.inf,,7. Após isso, salve o arquivo e os componentes escolhidos agora poderão ser desinstalados normalmente pelo Painel de Controle > Adicionar/Remover Programas. Vale dizer que a primeira palavra em cada linha indica o programa (Pinball, MSWordPad, etc) e para cada uma delas é necessário remover a palavra hide para que o aplicativo em questão possa ser removido do Windows XP. Antes de executar o procedimento, faça uma cópia do arquivo sysoc.inf, por precaução. Essa mesma dica também funciona no Windows 2000.


3. Exclua as pastas especiais dentro de Meus Documentos:

No diretório Meus Documentos, existem pastas que muitos não usam, como Minhas Músicas e Minhas Figuras. Se você apagá-las, o Windows as recria. Para eliminar definitivamente esses diretórios, vá em Iniciar > Executar e digite regsvr32 /u mydocs.dll. Para fazer com que essas pastas apareçam novamente, em Executar, digite o comando regsvr32 mydocs.dll e reinicie o computador.


4. Desabilite os balões de aviso do Windows XP:

Se você deseja desabilitar aqueles "balões de aviso" que aparecem sempre que o Windows executa alguma função específica, faça o seguinte: vá em Iniciar > Executar, digite regedit e vá na chave HKEY_CURRENT_USER / Software / Microsoft / Windows / CurrentVersion / Explorer / Advanced. Clique no menu Editar, vá em Novo > Valor DWORD, digite EnableBalloonTips e pressione Enter em seu teclado. Se já houver essa variável ali, altere o seu valor para 0 (zero). Reinicie o computador e os balões não serão mais exibidos pelo sistema.


5. Menu Iniciar mais rápido:

É possível fazer com que o Menu Iniciar do Windows XP exiba seus itens mais rapidamente. Para isso, acesse Iniciar > Executar, digite regedit e vá em HKEY_CURRENT_USER / Control Panel / Desktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita e clique com o botão direito do mouse em cima. Agora, escolha Modificar e mude o valor para 0 (zero). Após o computador inicializar, o menu Iniciar estará mais rápido.

6. Saudação personalizada no relógio:


Você pode exibir frases personalizadas ao lado do relógio do Windows, como "Bom dia", "Boa noite", "Fulano de Tal", etc. Para isso, vá em Iniciar > (Configurações) > Painel de Controle > Opções regionais e de idioma e clique na aba Opções regionais. Acione o botão Personalizar e, na guia Hora, coloque a frase que quiser em Símbolo a.m. e em Símbolo p.m.. Depois, vá ao campo Formato de hora e adicione as letras tt no final da expressão já existente. Ficará assim: HH:mm:ss tt. Note que, se colocar uma frase diferente em cada um desses campos, a frase em Símbolo a.m. será exibida de 0:00 até 11:59. Por sua vez, a frase exibida em Símbolo p.m. será exibida de 12:00 até 23:59, portanto, se quiser exibir uma única frase, coloque-a de maneira igual nos dois campos. Abaixo um exemplo escrito Bom Dia:



7. Destrave a impressora:

Algo que acontece com freqüência no Windows XP é a impressão parar e você não conseguir cancelá-la. Um jeito para lidar com isso sem reiniciar o computador é ir em Iniciar > Configurações > Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços. Procure por Spooler de Impressão, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha Parar. Agora, vá em Iniciar > Configurações > Impressoras e escolha impressora em questão. em Exibir, clique em Atualizar. Se a linha da impressão ainda estiver presente, simplesmente basta cancelá-la.

8. Como alterar ou trocar a letra de HD ou CD−Rom:


Painel de controle > Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador. Encontre na coluna da esquerda Gerenciamento de disco. Na coluna da direita, clique com o botão direito do mouse sobre o disco e escolha a opção Alterar letra da unidade e caminho.

9. Para que uma lixeira tão grande?


Diminua o tamanho da lixeira. O Windows reserva 10% do espaço de seu disco rígido para a Lixeira. Isso é um desperdício. Clique sobre a Lixeira com o botão direito do mouse e, nas Propriedades, escolha um tamanho menor.
Quanto maior o HD, menor pode ser o tamanho reservado para a Lixeira. Eu uso 4%. Você deve decidir pelo tamanho mais apropriado para você.

10. Restauração do Sistema
Antes de instalar qualquer programa você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, basta simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.

Como Criar um ponto de Restauração o Windows?

1º Passo - Clique no menu Iniciar, depois em Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Restauração do sistema


2º Passo - Marque a opção Criar um ponto de restauração e clique em Avançar


3º Passo - Digite uma descrição qualquer para este ponto de restauração e clique em Criar


4º Passo - Pronto, em vermelho aparecem as informações sobre o ponto de restauração. Basta clicar em Fechar e pronto, seu sistema está pronto para ser restaurado quando você quiser.

Restaurando o Sistema

1º Passo - Clique no menu Iniciar, depois em Todos os programas > Acessórios > Ferramentas do sistema > Restauração do sistema


2º Passo - Marque a opção Restaurar o computador mais cedo e clique em Avançar 3º Passo - Clique na data que você criou o ponto de restauração e clique em Avançar.

4º Passo - Clique em Avançar e o Windows vai reiniciar e restaurar o seu sistema.


11. Destravando o Windows:

Quem nunca teve o Windows travado?? E isso acontece várias vezes, não é?! Então siga os passos:

Quando algum programa travar o seu micro, pressione CTRL+ALT+DEL e aguarde aparecer a janela de fechar programas. Depois veja na lista qual o programa não está mais respondendo e finalize-o.
Muitas vezes você encontrará, por algum motivo, o travamento de uma aplicação do Windows. Após esse travamento, o Windows deixa de funcionar, chegando as vezes até a ficar instável, inclusive desaparecendo a Barra de Tarefas e o menu iniciar. Se por acaso isso ou algo similar ocorrer, faça o seguinte:

1º Passo - Pressione as teclas CTRL+ESC, para aparecer o Gerenciador de Tarefas. Acione o menu Arquivo do Gerenciador de Tarefas e clique executar Aplicativo.


2º Passo - Na caixa de diálogo que aparece, digite "explorer" (sem as aspas) e tecle Enter ou clique em OK.


3º Passo - Depois de alguns segundos estarão de volta a Barra de Tarefas, o menu Iniciar e os ícones da Área de Trabalho. Agora é só fechar o Gerenciador de tarefas e continuar a trabalhar com o Windows.

Photobucket

Ratings by outbrain