Mas grande vantagem do aTunes é que além de ter praticamente as mesmas funções do iTunes é aproximadamente 48 Mb mais leve!!
Assim como a Microsoft coloca a Internet Explorer juntamente com todos os Windows, a Apple resolveu criar um programa que somente ele passe músicas para os seus players.
Ele é uma verdadeira estação de entretenimento. Nele você encontrará todas as ferramentas necessárias para escutar e converter suas músicas, assistir vídeos e o principal, adaptá-los e passá-los para o seu iPod automaticamente.
Existem ainda recursos de organização (através da criação de listas de reprodução, que podem ser usadas pelos seus players), de busca automatizada por arquivos de multimídia disponíveis no seu computador, de sincronização com dispositivos Apple (iPhone, iPod) e também uma Mega loja virtual, que leva a você muito conteúdo a preços acessíveis.
iTunes
Além de oferecer os tradicionais serviços de compra de músicas, vídeos, séries de televisão e até mesmo audioBooks, também é possível alugar seus filmes prediletos e sincronizá-los rapidamente. E agora há grande parte deles está no formato HD TV, exibindo vídeos de alta definição para download.
Há, ainda, versões especiais dos arquivos para serem rodadas diretamente nos aparelhos da Apple, como o iPod ou o iPhone. Eles já estão nos formatos e resoluções ideais para cada dispositivo.
Como em sua versão anterior, o programa conta com a possibilidade de download direto de músicas da iTunes Store através de conexão Wi-Fi. Mesmo assim, caso queira passar as canções adquiridas para o seu computador, basta sincronizá-lo com os aparelhos e a sua biblioteca será automaticamente atualizada.
App Store
Dentro da loja de produtos do novo iTunes, você encontrará mais de 500 programas – pagos e gratuitos – para o seu iTouch ou iPhone.
São mais de 15 categorias que abrangem entretenimento, educação, música, esportes, meteorologia, negócios e fotografia. A parte de jogos, por ora, está disponível apenas para alguns países, como o Reino Unido, por exemplo.
Estilo Apple
Usuários familiarizados com o QuickTime encontrarão no iTunes controles de reprodução similares, contudo, ele vai muito além disso. A sua interface é baseada no sistema operacional OS X e mostra as suas principais divisões no menu esquerdo. Por ele você tem acesso às suas listas de reproduções (já criadas), à sua biblioteca de filmes, músicas, toques, às rádios e à iTunes Store.
O conteúdo selecionado, então, toma conta da porção principal da tela para que o conteúdo seja manipulado. Alterações nas capas de CDs, navegação e acesso ao conteúdo são todos realizados por aqui.
Funções complementares do programa ficam localizadas nos menus superiores. Exemplos são a conversão entre formatos de áudio, controles de reprodução mais específicos, criação de novas listas de reprodução e realização de backups (cópias de segurança).
Bibliotecas
Quaisquer que sejam os seus arquivos – músicas, vídeos, toques e até mesmo programas de TV – eles podem ser exibidos de várias formas, de acordo com a sua vontade.
A primeira delas é em lista, que permite ordenação por atributos e mostra um item abaixo do outro. A segunda opção agrupa todos os elementos em forma de capas, ficando visíveis suas miniaturas ou ainda imagens dos vídeos.
A terceira opção, Coverflow, foi popularizada pelo seu uso nos iPhones e iPod Minis e é a mais bonita de todas. Nela, todas as miniaturas de CDs e de vídeos são exibidas em 3D com animações de transição e efeitos reflexivos.
Como novidade trazida pela nova versão do aplicativo está a nova visualização no formato grade, que sempre foi muito bem explorado em versões do Windows Media Player. Ele exibe todos os seus álbuns lado a lado, permitindo ter uma visão mais abrangente de suas músicas e artistas.
VisualizaçõesOutra grande novidade trazida no novo aplicativo é a nova visualização para você curtir enquanto escuta suas músicas preferidas. O novo estilo da exibição é muito bem elaborado, mostrando várias esferas com efeitos psicodélicos ao seu redor.
Pela altíssima qualidade gráfica dos novos efeitos, é necessário ter ótimas configurações de hardware para exibir as visualizações sem que elas travem constantemente, em especial para resoluções maiores enquanto as exibe.
A sua loja virtual
O grande diferencial do iTunes é a sua mega loja virtual. Atualmente ela é a maior do ramo - de serviços digitais - oferecendo a você cerca de 8 milhões de músicas de todos os estilos, disponíveis à partir de 99 centavos de dólar.
A grande vantagem de adquirir as músicas desta maneira é que todas possuem informações completas de artistas, compositores, álbum e, para os donos de players da Apple o principal, capas dos CDs, as quais são utilizadas pelo sistema CoverFlow. A organização interna da sua biblioteca também se torna muito mais simples.
Além de músicas podem ser encontrados filmes, clipes de músicas, programas de televisão, AudioBooks, mais de 250 rádios de internet e Jogos de iPod (modelos com ClickWheel, o controle por rotação).
Sincronização Imediata
Para transferir os conteúdos adquiridos através da loja - ou importados do computador - para o seu reprodutor, basta conectá-lo e o iTunes imediatamente o reconhecerá. No caso do iPhone você escolhe qual tipo de mídia quer sincronizar e inicia o processo.
No entanto, alterações no programa inevitavelmente afetam o seu dispositivo, ou seja, se você apagar uma música do iTunes ela também será eliminada do seu reprodutor na próxima sincronização.
A grande vantagem do programa é a conversão automática de formatos. Apenas arraste um vídeo, por exemplo, e ele será automaticamente convertido para o formato de reprodução adequado, independentemente de resolução, formato e qualidade.
Acessibilidade
Atendendo às expectativas de usuários com certos tipos de deficiência, a Apple inseriu novas possibilidades para acesso às principais funções do aplicativo, permitindo a quem possui limitações comandar o aplicativo por voz, através dos sistemas VoiceOver no Mac OS X Leopard ou o Window-Eyes para os Windows XP e Vista.
Genius
A maior e mais interessante novidade na nova versão do iTunes é, sem dúvida, a função Genius, que permite ao usuário redescobrir diversas músicas dentre as diversas que possui no computador, além de conhecer novos ritmos e conjuntos musicais do seu interesse.
Isso é possível através de um mecanismo inteligente oferecido pelo aplicativo, que analisa as músicas que você estiver ouvindo e instantaneamente faz comparações com as demais existentes no seu computador. Logo em seguida, músicas de estilo semelhante são sugeridas para você ouvir, o que pode fazê-lo relembrar diversas canções esquecidas.
A partir do mesmo mecanismo, o programa faz buscas online e sugere grupos musicais que potencialmente o usuário poderá gostar. No entanto, todas essas funcionalidades parecem estar disponíveis apenas para as músicas adquiridas através da loja do aplicativo.
Da mesma forma, a barra lateral disponibilizada pela versão já avisa que suas funções não estão disponíveis para o Brasil. Resta apenas esperar que o serviço seja democratizado e que todas as possibilidades se extendam ao nosso país.
aTunes
aTunes: o "genérico" do famoso jukebox iTunes para os sistemas operacionais Linux e Unix, agora chegou ao Windows. O programa contém a maioria das opções presentes no software da gigante Apple: player e gerenciador de áudio, ferramentas para ripar CDs e opções de codificação — contudo foi desenvolvido para ser mais rápido e adicionar novas características. E ainda interage com dispositivos portáteis como o iPod e outros players de MP3/MP4.
Entre as ferramentas novas estão vários utensílios ímpares e polivalentes, tais como: estatísticas de músicas, exibição de letras, suporte à skins e artistas/bandas similares. Programado em Java, aTunes foi projetado para ser leve e portátil, trabalhando com vários idiomas e possuindo uma interface bonita e agradável.
Uma biblioteca digital para as suas canções
Quando se fala em organização e reprodução de áudio, aTunes é completo. O mecanismo de funcionamento do player é baseado no mplayer, um dos reprodutores de código-aberto mais conceituados. Ele conta com controle de volume, função de silêncio, opções de repetições e alternância.
Reproduz os seguintes formatos de áudio: MP3, MP4, OGG, WAV e WMA. Além disso, é capaz de ler e sobrescrever tags (etiquetas) de arquivos MP3, OGG e WMA com um editor para você constituir uma biblioteca totalmente organizada.
Com uma interface arrojada, o usuário tem acesso a listas onde é possível categorizar os artistas por álbum, gênero, hierarquia ou pastas; obtendo, desta forma, fácil acesso as músicas e álbuns favoritos. As listas de reprodução suportam milhares de músicas, contém filtros e separam-nas pelos seguintes atributos: título, artista, álbum, gênero duração e número da faixa etc. aTunes também abre e salva listas de reprodução (playlists) no formato m3u.
Veja a letra das suas músicas e bandas similares
Um dos maiores destaques do software fica por conta da integração com a comunidade de música Last.FM, a qual possui um acervo gigantesco de artistas, músicas e álbuns. Assim, enquanto você escuta sua canção preferida, pode ler a letra da música e conhecer bandas/artistas parecidos, ao passo que a capinha dos CDs também é apresentada.
Como exibir as letras das canções?
Para visualizar as letras e informações das músicas, basta deixar a opção "Show Context information" ou em português "Mostrar informação de contexto" ativada. Você pode encontra próxima ao menu superior, num botão com o formato do globo terrestre.
Quais estatísticas eu posso obter?
- Músicas escutadas e músicas nunca ouvidas;
- Álbum mais escutado;
- Artistas/bandas mais ouvidas;
- Último dia em que a canção foi reproduzida.
Como o iTunes, interage com dispositivos portáteis como o iPod e outros players de MP3/MP4. Outra característica importante é a inclusão de um ripador, cujos codecs utilizados são: cdda2wav, LAME e OGGenc. Através da ferramenta "Import CD" (Importar CDs), você pode escolher quaisquer trilhas para ripar em seu computador, obtendo nomes e capas automaticamente da Amazon.
Para baixar o iTunes 8, clique no botão abaixo:
Para baixar o aTunes 1, clique no botão abaixo:
(Fonte: Baixaki)