19 julho 2009

Top 10 Especial - Michael Jackson

Photobucket

Hoje, 19 de julho de 2009, faltam 6 dias para que complete um mês da morte de Michael Jackson (25/07/09) e ainda se fala bastante do astro (e parece que não vai acabar tão cedo). A cada momento, é revelado um novo fato da vida e da morte de Michael. A última, foi o vídeo inédito do acidente de Jackson durante a gravação de um comercial da Pepsi, em que o astro sofre queimaduras de 2º e 3º grau causados por efeitos pirotécnicos que explodiram antes do previsto.

Muito se fala também sobre as acusações de abuso sexual que Michael teria cometido. Mas agora ninguém está o acusando, muito pelo contrário: as vítimas (pelo menos uma delas) dizem que Jackson não abusou sexualmente delas, mas que foram obrigados pelos pais a mentir.

E não é só isso: antes de morrer, a família Jackson fez um "interrogatório" à Michael, querendo saber se ele estava viciado em drogas, que alías, esse pode ser um dos motivos de sua morte.

Mas eu não vim falar nem da vida pessoal de Michael e nem da sua morte, mas da sua carreira artística como o King of Pop (em português, "Rei do Pop"). Dois dias depois de sua morte, fiz um Top 5 Especial, em homenagem ao Michael, mas sinceramente, achei que apenas 5 vídeos para contar a carreira de Michael Jackson era muito pouco, então resolvi fazer o Top 10 Especial - Michael Jackson.

Confesso que antes de sua morte, eu achava que Michael Jackson era apenas um cara famoso e ainda pedófilo. Já que sou nascido em 1994, não conheço (ou melhor, conhecia) as músicas de Michael: a única coisa que eu sabia sobre ele era o seu passo Moonwalk e o famoso grito (Uuuhhh!!). Mais depois da morte do astro, na TV e na internet não se fala em outra coisa a não ser Michael Jackson! Já ouço muita gente falando que está enjoada de escutar suas músicas, mas por enquanto eu ainda não estou :D (mas com certeza daqui a pouco começa a ficar chato). E escutando Black or White/Bad, eu começo o Top 10 Especial Michael Jackson!



10
The Jackson 5

The Jackson 5 foi um grupo musical formado por Michael Jackson e seus irmãos. A banda conseguiu logo um grande sucesso com as suas 4 primeiras musicas ("I Want You Back", "ABC", "The love you save" e I'll be there) a alcançarem o topo das paradas americanas e top 10 em muitos países do mundo. O Jackson Five fazia grandes performances e encantavam o público em geral, principalmente por serem tão novos, com suas musícas de estilos variados sendo apresentadas de forma brilhante pelo grupo. Foi no grupo que Michael Jackson começou a se destacar como dançarino e cantor. Esses garotos tão novos cantavam musícas que falavam de relacionamentos amorosos que, por isso, provavelmente não entendiam direito o que cantavam. As vendas do grupo em singles e álbuns, incluindo coletâneas, podem chegar a 100 milhões de discos vendidos em todo o mundo.

E o nosso 10º lugar do Top 5 Especial fica com "I Want You Back", uma das minhas músicas favoritas de Michael Jackson quando criança.



9
Ben

Ben foi o segundo álbum solo do então adolescente fenômeno da música pop Michael Jackson. Lançado em Agosto de 1972, sete meses após sua estréia como solista em Got To Be There. O álbum mostrava um Jackson em crescimento tanto vocalmente quanto artisticamente.

9º Lugar: "Ben"



8
Man in the Mirror

Man in the Mirror foi um single retirado do álbum Bad, do cantor Michael Jackson, em 1988. É um dos hits de Michael mais famosos no mundo e está entre as canções que o astro mais gosta. Foi performada pela primeira vez ao vivo no Grammy Awards 1988 junto com The Way You Make Me Feel. A canção esteve no topo da parada da Billboard Hot 100 por duas semanas consecutivas.

Em 8º Lugar do Top 10: "Man in the Mirror"



7
Era Dangerous

Duas semanas depois, Dangerous foi lançado. O álbum reunia 14 canções inéditas - 12 delas escritas e compostas por Jackson. A produção era, essencialmente, de Teddy Riley, considerado um dos criadores de um novo tipo de som chamado 'new jack swing'. Dangerous gerou outros nove compactos, incluindo três números um: "Black Or White", "Remember The Time" e "In The Closet". O álbum ficou mais de dois anos entre os mais vendidos e foi adquirido por 34 milhões de pessoas no mundo, superando Bad como o segundo melhor desempenho da carreira do cantor.

7º Lugar: "Jam"



6
Billie Jean

É inviável pensar no cenário musical dos anos oitenta sem ter em mente Michael Jackson. Ele dominou as paradas de sucessos durante gloriosos anos. O impacto de Thriller foi sentido pela primeira vez com a estréia de seu segundo compacto, Billie Jean, durante a penúltima semana do mês de janeiro de 1983. Quando atingiu a primeira posição, apenas seis semanas depois, Jackson tornou-se o primeiro na história a tomar posse, simultaneamente, da primeira posição em todas as paradas de black e pop music nos Estados Unidos.

Sem mencionar que também se apoderava da posição máxima entre os mais tocados nas danceterias. Não o bastante, Thriller e Billie Jean atingiram a primeira posição no Reino Unido e em mais sete países; Michael Jackson abraçava o mundo como ninguém antes.

A música Billie Jean soa muito distante do mundo exótico de Jackson. Nela, soberana, uma simples linha rítmica composta por Michael em uma bateria. Durante o processo, o baterista Leon Ndugu Chancler foi convocado para otimizar a "pegada" da canção. "Fui colocado sozinho em uma sala e durante as duas ou três horas que se seguiram, Michael e Quincy Jones interromperam-me várias vezes com idéias e sugestões. Acredito que eu a tenha tocado por oito ou dez vezes".

Outra determinante na musicalidade de Billie Jean é o baixo, também sugerido por Michael. O instrumentista Louis Johnson conta como foi trabalhar com o astro. "Trouxeram ao estúdio todos os meu baixos para que experimentássemos o som de cada um separadamente. Depois de três ou quatro tentativas, escolhemos o Yamaha. Ele é realmente extasiante, de grande potência e uniformidade".

Em Billie Jean, Michael compusera cada linha instrumental e também gravara, ele mesmo, todos os vocais, os alternando em simples falsetes; o principal deles gravado em um único exuberante take. O resultado é um clássico contemporâneo.

6º Lugar do Top 10 Michael Jackson é "Billie Jean", uma história real vivida por Michael Jackson. Segundo Michael, foi uma Billie Jean que tentou lhe atribuir uma paternidade indevida. Os versos da canção contam a história: ''Billie Jean não é minha amante/ Ela é uma garota que diz que eu sou o cara/ Mas o filho não é meu".



5
You Are Not Alone

You Are Not Alone foi o segundo single lançado por Michael Jackson como forma de promover o seu álbum HIStory: Past, Present & Future, de 1995. A canção foi escrita por R. Kelly, que passava por dificuldes pessoais. Ele enviou a fita demo para Michael, que decidiu gravar a canção. Jackson achou que a música tinha tudo a ver com o momento que ele estava vivendo, marcado pelas acusações de abuso sexual contra menores e o casamento com Lisa Marie Presley.

A maioria das críticas a You Are Not Alone foram positivas e a canção concorreu simultaneamente a um Grammy e a um American Music Award. O videoclip da canção mostrava Michael e Lisa Marie em cenas de nudez e extrema intimidade. Não foi apresentada nenhuma sequência de dança no vídeo, à exemplo do vídeo de Childhood. Lisa Marie afirmou em uma entrevista que se arrepende amargamente de ter feito o vídeo.

Comercialmente, a canção foi um sucesso e se manteve no Guiness World Records como a primeira canção a estrear em #1 lugar no chart da Billboard, um feito que só seria igualado pouquissímas vezes no futuro. Em 2007, um tribunal julgou R. Kelly como culpado da acusação de ter plágiado You Are Not Alone. Entretanto, o veredito e suas consequências só são reconhecidos na Bélgica.

You Are Not Alone é o 5º colocado do Top 10



4
The Girl Is Mine

"The Girl Is Mine" é um single de dueto de 1982 criado por Michael Jackson e Paul McCartney. Foi regravada por Michael com Will.i.am, integrante do grupo Black Eyed Peas. Composto por Michael Jackson e lançado como o primeiro single do álbum que mais vendeu mundialmente, Thriller, a música era sobre dois homens lutando entre si pelo amor de uma mulher, cada um dizendo que pode amá-la mais que o outro.

4º Lugar: "The Girl is Mine 2008", um remix da música "The Girl is Mine" (com Paul McCartney) para o álbum de comemoração de 25 anos de Thriller



3
Era Bad

Depois de Thriller, Jackson adiou o lançamento de um novo disco por várias vezes. Somente em 1986 o público conheceu uma das canções selecionadas para fazer parte do que seria o álbum Bad. A canção "Another Part Of Me" fazia parte da trilha-sonora do filme Captain EO, produzido por George Lucas e Francis Ford Coppola. Michael estrelava o curta-metragem filmado todo em 3D para a Disney ao custou de um milhão de dólares por minuto. Até 1998, o filme ainda era exibido em parques temáticos da companhia.

Jackson lançou Bad em agosto de 1987, com dois anos de atraso. Para a mídia especializada, o álbum era pouco ousado e uma decepção em comparação com Thriller (1982) ou Off The Wall (1979). Em contrapartida, o público respondeu bem e fez de Bad um grande sucesso. Não tão grandioso quanto Thriller, mas um grande sucesso. O álbum vendeu 32 milhões de cópias em todo o mundo e permaneceu durante algum tempo como o segundo mais vendido da história.

Bad ainda teve um recorde de nove canções lançadas como compacto. Cinco delas chegaram à primeira posição nos Estados Unidos: "I Just Can't Stop Loving You" (com a estreante Siedah Garrett), "Bad", "The Way You Make Me Feel", "Man in the Mirror" e "Dirty Diana". Foi a primeira vez que um artista colocou cinco canções de um mesmo álbum em primeiro lugar.

Em 3º Lugar está uma das músicas favoritas de muitos (inclusive eu :P), "Bad"



2
Beat It

Beat it é a quinta canção do segundo álbum solo de Michael Jackson, Thriller, composta pelo próprio Michael e com a participação do guitarrista Eddie Van Halen. Por causa de sua letra a música se tornou um hino anti gangues, chegando ao final do ano em primeiro lugar nas paradas musicais, ao lado de outra de suas músicas. As duas figuram na carreira de Michael Jackson como suas mais importantes composições. Em 2008, a canção foi regravada pela banda Fall Out Boy.

Em 2º lugar, Beat it, do álbum mais vendido no mundo, Thriller



1
Era Thriller

Thriller foi o sexto álbum de estúdio do artista americano Michael Jackson. Lançado em 30 de novembro de 1982 pela gravadora Epic Records, como sequência de Off the Wall, álbum de 1979 que foi um grande sucesso de crítica e público. Thriller explora gêneros semelhantes aos que foram abordados em Off the Wall, como o funk, disco, soul, soft rock, R&B e pop. As letras de Thriller abordam temas como a paranóia e o sobrenatural.

Com um orçamento de 750.000 dólares para a produção do álbum, as sessões de gravação foram realizadas entre abril e novembro de 1982 nos Westlake Recording Studios, em Los Angeles, na Califórnia. Auxiliado pelo produtor musical Quincy Jones, Jackson compos quatro das nove faixas de Thriller. Com o lançamento do primeiro single do álbum, "The Girl Is Mine", diversos analistas acharam que Thriller faria apenas um sucesso relativamente pequeno; com o lançamento do segundo single, "Billie Jean", no entanto, o álbum passou a liderar as paradas de diversos países, chegando a vender, em seu auge, um milhão de cópias por semana em todo o mundo. Em pouco mais de um ano Thriller se tornou - posição que mantém até hoje - o álbum mais vendido de todos os tempos: o livro Guinness dos Recordes o lista como o mais vendido da história, adquirido por mais de 104 milhões de pessoas até 2006. Sete das nove canções do álbum foram lançadas como single, e todas alcançaram o top 10 na Billboard Hot 100. O álbum também ganhou uma quantidade recorde de Prêmios Grammy em sua edição de 1984.

Thriller solidificou o status de Jackson como um dos principais pop stars do fim do século XX, e lhe permitiu derrubar barreiras raciais através de suas aparições na MTV e encontros com o presidente americano Ronald Reagan, na Casa Branca. O álbum foi um dos primeiros a usar com sucesso o videoclipe como ferramenta promocional - os videoclipes de "Thriller", "Billie Jean" e "Beat It" eram exibidos constantemente na MTV à época, e foram considerados "inovadores" para a época.

Em 2001 uma edição especial do álbum foi lançada, que contém entrevistas adicionais (em áudio), uma gravação demo e a canção "Someone in the Dark".

Thriller 25th

Em 12 de Fevereiro de 2008, a Epic lançou uma edição especial dos 25 anos do álbum Thriller. A tracklisting segue a mesma do original e traz uma nova capa holográfica, além de Remixes com participações de Fergie, Akon, Will.I.Am e Kanye West.

Adicionalmente, a gravadora aposta em Edições Limitadas que, além do conteúdo do novo CD, também traz um DVD reunindo os vídeos musicais da época (restaurados digitalmente) e a histórica performance de Michael Jackson no especial de TV Motown 25: Yesterday, Today, Forever;

Michael Jackson, em virtude dessa edição especial de aniversário de Thriller, envia, através do novo encarte, uma mensagem especial para seus fãs. Além disso, um livreto com 48 páginas coloridas abrigam letras das canções e fotos raras, assinadas por Dick Zimmerman, Matthew Rolston & Harrison Funk.

E mais uma vez, Thriller está em 1º lugar! Mas o vídeo abaixo, é o clipe gravado por presos filipinos em homenagem a Michael Jackson



Photobucket

Ratings by outbrain