06 fevereiro 2009

Avast! Home Edition x Avira Antivir Personal Edition Class

Avast! Home Edition

Bem conceituado e muito baixado na web, o Avast! Home Edition é um antivírus repleto de características que o tornam completo e incomparável aos antivírus pagos disponíveis no mercado.

Se prevenir sempre foi o melhor remédio, este, sem dúvida, é uma opção recomendada para proteger seu PC. Gratuito para uso pessoal e não-comercial, o antivírus tem atualizações automáticas via Internet e é muito fácil de operar.

O que significa Avast?!

Avast é uma gíria antiga relacionada aos piratas e que mais tarde foi incorporada à língua inglesa. "Avast" era um comando usado para parar rapidamente ou desistir. Um equivalente em português seria a interjeição "alto". Já pela definição desse termo, você pode perceber como será a proteção e “captura” das ameaças em seu computador.

Interface arrojada

A interface gráfica do antivírus é semelhante a um player de música (confira na imagem do programa). Isso porque a idéia dos desenvolvedores é tornar o Avast fácil de usar, por isso foi criada uma interface que se assemelha a um aplicativo freqüentemente usado no dia-a-dia, como um player de áudio/vídeo.

Interface original do antivírus.

Os gráficos da interface são arrojados, porém simples de operar, permitindo alta flexibilidade. Entretanto, se você não gostou muito do visual original do antivírus, não se preocupe, pois poderá modificar os temas através de diferentes skins — que funcionam como uma roupagem nova ao aplicativo. Para conhecer e baixar outras skins, clique aqui.


Outras opções de skins que você pode baixar.

Por meio da interface gráfica principal, o usuário poderá atualizar seu antivírus, escanear o computador, verificar quarentena e visualizar históricos de análises e escaneamentos. Além disso, ele pode ser configurado para trabalhar como protetor de tela.


Mecanismo de segurança

O mecanismo do Avast! é aprovado pelo laboratório da ICSA — empresa especializada em verificar softwares de segurança — certificando que este antivírus possui alta performance em suas habilidades de detecção, especialmente para os perigosos cavalos-de-tróia.

Dentre as características mais importantes, está incluído o suporte para escaneamento em arquivos compactados nos diversos formatos existentes, tais como: ACE, ARC, ARJ, BZIP2, CAB, CPIO, CHM, DPX, GZIP, ISO, LHA/LHX, MAPI, MIME, RAR, RPM, SIS, TAR, TNEF, ZIP, ZOO e 7-ZIP.

Além de trabalhar com compactação, o Avast! também escaneia pacotes de executáveis, como ASPack, Diet, FSG, PeShield, PKLite, MEW, UPX, etc. Ele também é capaz de encontrar vírus que se escondem em arquivos de transmissões alternativas em partições NTFS. As demais pastas e arquivos de seu computador podem ser selecionadas e analisadas, sendo que o Avast! fará uma verificação apenas nela.

Proteção 24 por dia

O Avast! Home Edition conta com proteção em tempo real para manter o seu computador seguro 24 horas por dia, detectando ameaças antes que elas tenham chance de infectar o sistema. Essa proteção aplica-se aos arquivos de sistema e também aos leitores de e-mails ou notícias.

Ela inicializa-se juntamente ao sistema operacional e oferece personalização de opções para você especificar arquivos que serão escaneados e os tipos de extensões. Sua proteção para com os leitores de notícias e e-mails consiste em dois modos: protocolo ou plugin.

No primeiro ele trabalhará diretamente com as contas de e-mail IMAP4, POP3, NNTP e SMTP; já no segundo, fornece um plugin especial apenas para o cliente de e-mail Microsoft Outlook, providenciando uma varredura mais transparente e completa.

Uma característica inovadora é a capacidade de análise heurística ao escanear e-mails, permitindo dessa forma, detectar vírus e worms que não são possíveis de descobrir através de detecções triviais. A performance da análise heurística é excelente, avaliando cada mensagem e verificando assinaturas suspeitas que anunciam possíveis ameaças.

Características gerais
  • Mantêm seus compartilhadores de arquivos e mensageiros instantâneos protegidos: o Avast! é capaz de criar um escudo protetor para mensageiros instantâneos e compartilhadores P2P (Shareaza, Limewire, eMule, Ares Galaxy, etc.), protegendo o usuário de arquivos perigosos. Além disso, suas conversas no Windows Live Messenger podem receber uma segurança extra, já que qualquer transmissão de arquivo suspeito é alertada.
  • Proteção e defesa para sua rede: o antivírus fornece uma proteção de rede capaz de fornecer defesa para ataques de hackers e worms. Ele analisa todo o tráfego de rede em busca de conteúdos maliciosos, assemelhando-se muito a uma ferramenta chamada firewall.
  • Navegue com mais prazer: o Avast! possibilita uma navegação mais segura e agradável, filtrando e monitorado o tráfego de endereços HTTP de websites na Internet. Ele age como um Proxy de HTTP transparente com compatibilidade para os navegadores mais conhecidos, como: Internet Explorer, Firefox e Opera.
Código de ativação

Esta versão do Avast! é totalmente gratuita para usuários domésticos, mas é necessário obter um código de registro, também gratuito.

Copie e cole o código de ativação recebido por e-mail.

Copie e cole o código de ativação recebido por e-mail.

Para consegui-lo clique aqui.

Caso contrário, o programa rodará por 60 dias em modo de demonstração.

Avira AntiVir Personal Edition Classic

Famoso por agregar bom funcionamento e gratuidade, o Avira AntiVir Personal Edition Classic tem conquistado muitos usuários com seus recursos. Depois de fazer sucesso com a versão paga, a qual conquistou 15 milhões de usuários, a Avira GmbH redesenhou o software para uso doméstico, lançando esta versão para entrar na briga dos softwares protetores de arquivos.

O vírus bate a sua porta

Não é de hoje que os piratas da computação têm aprontado com os computadores pessoais. Pelo contrário, com a globalização da internet o caos se alastrou e, hoje, navegar na internet tornou-se cada vez mais perigoso. Os mais experientes que o digam, pois basta entrar num website inescrupuloso e várias portas estarão abertas para os corruptos infestarem seu computador.

Além das formas de transferência de arquivos crescerem muito, existem programas patrocinados por terceiros, os quais — em sua maior parte — instalam spywares ou adwares sem avisar os usuários. A melhor solução é prevenir-se com o que há de melhor no mercado de segurança e o Avira AntiVir Personal Edition Classic é uma das melhores opções que pode lhe ajudar.

Luke Filewalker cuida dos seus arquivos

Recursos de primeira

Opções de utilização Avira AntiVir Personal Edition Classic não possui apenas uma interface bonita, mas também novos mecanismos de busca e limpeza para fazer uma varredura com eficiência e rapidez no seu computador. Obviamente, a “rapidez” do antivírus depende muito mais da capacidade de sua máquina, do que do programa em si.

Opções de utilização

Opções de utilização


Com um mecanismo de funcionamento amadurecido, a equipe Avira GmbH focou seus esforços para armazenar todos os antídotos necessários para combater vírus, cavalos-de-tróia, arquivos mal-intencionados e outros tipos de pragas. O programa contém todas as ferramentas essenciais de um antivírus, separando-as por abas. São elas:

Overview (Visão geral)
  • Estado (Status): Fornece informações sobre atualização, tempo de expiração (as versões gratuitas deste software devem ser atualizadas em intervalos de tempo específicos para prolongar este item), estado do guardião em tempo real e um item mostrando a última vez em que o programa efetuou uma varredura completa em seu sistema.
  • Eventos (Events): Mostra com riqueza de detalhes tudo que seu antivírus faz, incluindo o momento em que ele é inicializado, os horários em que encontra ameaças e muito mais. Neste item é possível filtrar os detalhes por tipo de ocorrência, opção útil para casos em que você procura visualizar apenas algum erro ou detecção.

Local Protection (Proteção local)
  • Escaneador (Scanner): Vasculha o computador em busca de arquivos infectados. O tempo de varredura não é dos mais rápidos, contudo isso ocorre em decorrência à investigação minuciosa do Avira AntiVir Personal Edition Classic. Caso algo seja encontrado, o programa interrompe o scanner, permitindo ao usuário escolher entre as opções de ação, podendo apagar os arquivos, mantê-los no computador ou jogá-los na quarentena se achá-los suspeitos.
  • Guardião (Guard): O guardião protege o seu computador em tempo real. Se você, ao entrar em um site fraudulento ou instalar um programa perigoso, deparar-se com ameaças, o guardião entra em cena e age de forma imediata, dando um fim às pragas virtuais. É ótimo para quem navega muito na web ou instala softwares regularmente e não quer se preocupar com ameaças diversas.
Administration (Administração)
  • Quarentine (Quarentena): Quarentena é um período de quarenta dias onde são isolados possíveis contágios e epidemias biológicas, numa alusão ao Estado de Sítio. Na computação o conceito é semelhante, todos os arquivos suspeitos ou que possuem perigos em potencial são deslocados para esta seção, não interferindo mais no funcionamento do computador.
  • Agenda (Scheduler): Área onde você pode programar tarefas, tais como: análise dos arquivos e atualização.
Avira - Mais do que segurança

Tratando ainda das abas, vale frisar que cada uma traz opções especificas relacionadas às suas tarefas, e todas mostram o botão “Configuration” (Configuração), o qual é responsável por armazenar as principais opções do funcionamento do programa. Além de todos estes detalhes, o Avira AntiVir Personal Edition Classic possui um enorme banco de dados — o qual é acessado pela internet — dos antivírus para que você saiba a real ameaça que cada um proporciona ao seu computador.

Como tudo não é perfeito...

Apesar da habilidade de detecção ser excelente, o Avira tem graves problemas; a começar pela sua interface confusa (que parece mais direcionada a um usuário técnico), combinada com a falta duma função de controle de país, pode perder alguns usuários que estão pensando em trocar de antivírus.

Para baixar o Avast!, clique no botão abaixo:

Para baixar o Avira, clique no botão abaixo:

(Fonte: Baixaki)

Ratings by outbrain